Furacão Andrés atinge categoria 3 enquanto se afasta do litoral mexicano

  • Por Agencia EFE
  • 31/05/2015 22h45

Cidade do México, 31 mai (EFE).- O furacão Andrés atingiu neste domingo a categoria 3 na escala Saffir-Simpson e atualmente se afasta do litoral mexicano do Pacífico com ventos sustentados de 205 km/h e sequências de até 250 km/h, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.

Às 16h (horário local, 18h de Brasília) o fenômeno natural se localizava a cerca de 920 quilômetros a oeste-sudoeste de Ilha Socorro, pertencente ao estado de Colima, e a 1.260 quilômetros a sudoeste de Cabo San Lucas, Baixa Califórnia Sul, com um deslocamento rumo a oeste a 13 quilômetros por hora.

“Suas nuvens geram potencial de chuvas fortes (25 a 50 milímetros) em Jalisco, Colima e Michoacán, e chuvas (0,1 a 25 milímetros) em Nayari”, informou o SMN em seu anúncio mais recente.

Apesar de não ter estabelecido zona de alerta devido à distância do fenômeno, o organismo recomendou à população em geral dos estados mencionados e à navegação marítima nas imediações do sistema “manter precauções e atender as recomendações emitidas pelas autoridades do Sistema Nacional de Defesa Civil”.

Os especialistas preveem a formação de 19 ciclones na temporada de 2015 no Pacífico – que começou formalmente no dia 15 de maio -, 40% a mais que a média histórica, dos quais quatro seriam furacões intensos (categorias 3, 4 e 5 na escala Saffir-Simpson) e sete fortes (1 e 2).

No Atlântico são esperados sete ciclones, dos quais um será furacão intenso e dois fortes, e embora a temporada comece oficialmente em 1º de junho, a formação em 8 de maio passado da tempestade Ana representou uma antecipação de quase um mês. EFE