Furacão Cristina é reduzido para categoria 1 e se afasta do litoral mexicano
Cidade do México, 13 jun (EFE).- O furacão Cristina foi reduzido para a categoria 1 na escala Saffir-Simpson nesta sexta-feira e continua se deslocando rumo ao noroeste, se afastando do litoral mexicano do Pacífico, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.
O órgão afirmou em seu boletim das 22h15 locais (0h15 de Brasília do sábado) que o segundo furacão da atual temporada no Oceano Pacífico está posicionado a 450 quilômetros ao sul de Cabo San Lucas, estado da Baixa Califórnia do Sul, no noroeste do país.
O Cristina se desloca para o noroeste a 11 km/h enquanto desenvolve ventos sustentados de 150 km/h e rajadas de 185.
Apesar de o sistema se afastar do litoral mexicano, sua nebulosidade “traz umidade que favorece a ocorrência de chuvas nos estados de Nayari, Jalisco, Colima e Michoacán”, informou o SMN.
O órgão acrescentou que “as ondulações marítimas continuam elevadas em Michoacán, Colima e Jalisco”.
O SMN recomendou precaução à população e à navegação marítima nas imediações do sistema e que sigam as recomendações das autoridades do Sistema Nacional de Defesa Civil.
De acordo com a mais recente previsão meteorológica, o furacão deve perder intensidade e ser rebaixado para tempestade tropical neste sábado.
Segundo especialistas, na temporada deste ano, 23 ciclones tropicais devem se formar, 14 no Oceano Atlântico e nove no Pacífico. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.