Furacão “Dolores” atinge categoria 4 em paralelo à costa oeste mexicana

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2015 13h46

Cidade do México, 15 jul (EFE).- O furacão “Dolores” alcançou nesta quarta-feira a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (de cinco) em águas do Pacífico, em paralelo à costa oeste mexicana e com uma trajetória que o levará mar adentro, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) di México.

“Dolores” se localizava no início da manhã 95 quilômetros ao leste-sudeste de Isla Socorro, no estado de Colima, e 485 quilômetros ao sul de Cabo San Lucas, em Baja California Sur.

O furacão avança rumo oeste-noroeste a 11 km/h enquanto desenvolve ventos máximos sustentados de 215 km/ h e sequências de até 260 km/h.

O SMN prevê que se mantenha com a categoria 4 até na quinta-feira e que comece a perder força a partir da sexta-feira.

Já que sua trajetória é em paralelo à costa, não está previsto que alcance o território mexicano nem que se aproxime consideravelmente.

O serviço meteorológico indicou que há potencial de chuvas fortes (25 a 50 milímetros) em Baja California Sur, Sinaloa, Nayari, Jalisco e Colima, além de chuvas intensas no arquipélago de Revillagigedo (Colima).

Além disso, haverá ventos fortes com sequências superiores a 50 km/h no litoral de Colima, Jalisco e Baja California Sur, assim como ondas de dois a quatro metros no litoral de Colima, Jalisco e Baja California Sur.

Antes de “Dolores”, nesta temporada se formaram no Oceano Pacífico os furacões “Andrés”, “Blanca” e “Carlos”. EFE