Governo italiano confirma libertação de voluntárias sequestradas na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 15/01/2015 17h51
  • BlueSky

Roma, 15 jan (EFE).- O governo da Itália confirmou nesta a libertação das italianas sequestradas na Síria em 31 de julho, Vanessa Marzullo, de 21 anos, e Greta Ramelli, de 20 anos, em mensagem publicada na conta oficial no Twitter.

“Greta Ramelli e Vanessa Marzullo estão livres, voltarão em breve à Itália”, foi a mensagem escrita no perfil @Palazzo_Chigi.

As jovens foram sequestradas perto de Aleppo para onde tinham ido com a ONG Progetto Horryaty, fundada por elas, para prestar socorro humanitário com a distribuição de remédios e tratamentos médicos em cooperação com médicos na Síria. Era a segunda viagem das duas voluntárias a esse país em menos de quatro meses.

Em 17 de dezembro, foi divulgado um vídeo no qual elas afirmavam estar “em grave perigo” e pedindo ajuda às autoridades italianas. A mensagem, de menos de meio minuto, foi postada no perfil do Twitter de Zaid Benjamin, que se identifica como jornalista e assinala Washington como sua localização.

Na gravação, as mulheres apareciam vestidas de preto e com a cabeça coberta por um chador. Uma delas mostrava uma folha de papel na qual se via a data “17-12-2014 Wednesday”, e se identificavam como Greta Ramelli e Vanessa Marzullo.

“Suplicamos a nosso governo e a seus mediadores que nos levem a casa antes do Natal. Estamos em grave perigo e podem nos matar. O governo e os mediadores são responsáveis por nossas vidas”, afirmava uma delas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.