Governo mostra que é a favor da ortodoxia na condução da economia
O comentarista Fernando Rodrigues fala sobre a taxa básica de juros, a Selic. Para ele, a posição do Governo interino parece que é claramente a favor da ortodoxia na condução da política econômica.
O Governo federal, os “políticos do Governo”, vivem dizendo que querem que a taxa de juros caia. O ministro Eliseu Padilha falou com a imprensa no Planalto e disse que Michel Temer desejaria uma queda na taxa de juros, o que obrigou Temer depois no Twitter a dizer que o BC tem total autonomia para decidir, “e de fato teve”.
O BC, pela primeira vez sob comando de Ilan Goldfajn, manteve a taxa Selic. Há ruídos entre políticos do Governo e alguns da equipe econômica quando tratam com a Receita Federal, por exemplo. Mas, até agora, Temer tem arbitrado a favor dos ortodoxos, segundo avalia Fernando Rodrigues.
Nesta quinta-feira (21) há reunião entre Romero Jucá e equipe econômica. O ex-ministro do Planejamento tentará influenciar em medidas econômicas, segundo Fernando Rodrigues.
Fernando Rodrigues fala ainda sobre o depoimento de João Santana ao juiz federal Sérgio Moro. “É uma incógnita o que ele falará, se é que vai falar”, pondera. “Se o depoimento acontecer já é sinal de que João Santana não tentou atrasar o processo”. Rodrigues destaca que a OAB pede que seja respeitado o recesso dos advogados, assim como o é o dos políticos do Congresso.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.