Governo vai anunciar previsão de déficit no orçamento de até R$ 50 bilhões

  • Por Jovem Pan - Brasília
  • 20/10/2015 12h36
  • BlueSky
Brasília - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fala sobre o ajuste fiscal durante sessão plenária da Câmara (Valter Campanato/Agência Brasil) Valter Campanato/Agência Brasil O ministro Joaquim Levy na Câmara na semana passada

Nos encaminhamos para ter um final de ano melancólico economicamente.

Vai ser anunciado oficialmente o que todo mundo que faz contas e está ligado ao mercado financeiro já percebeu: que o governo gasta mais do que arrecada.

O governo começou o ano dizendo que teria um superávit de 1,13% do PIB, ou seja, uma economia. Ele queria arrecadar mais do que gasta. Em julho, o governo admitiu que o superáviti cairia para apenas 0,15% do PIB.

Ninguém acreditou muito. E agora o governo vai admitir que terá um rombo em suas contas de até -0,85% do PIB. O rombo será nessa faixa, que é uma previsão pessimista. Se confirmada, o rombo fica em cerca de R$ 50 bilhões.

O anúncio deve ser nesta semana, com a volta da presidente Dilma de viagem internacional.

Eduardo Cunha disse que não vai deixar o cargo e praticamente nada pode ser feito a partir dessa sua decisão. ele tem o direito legal de permanecer na cadeira.

As afirmações dos ministérios públicos da Suíça e do Brasil sobre provas cabais que mostram contas comprometedoras de Cunha na Suíça não têm efeito antes da decisão do Conselho de Ética da Câmara.

As leis indicam que Cunha consiga continuar com o cargo no mínimo até o Carnaval de 2016. Mas ele pode perder o apoio político que tem na Câmara e o cenário, mudar.

Como inimigo político do Planalto, praticamente nada relevante para o ajuste fiscal do Governo é votado.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.