Grupo 5+1 aceitou eliminar sanções assim que acordo entrar em vigor, diz Irã

  • Por Agencia EFE
  • 26/04/2015 11h14

Teerã, 26 abr (EFE).- O Grupo 5+1 aceitou eliminar integralmente as sanções econômicas que pesam sobre o Irã assim que entrar em vigor o acordo definitivo sobre o programa nuclear do país, afirmou neste domingo o negociador iraniano Ali-Akbar Salehi.

Em declarações divulgadas pela agência oficial iraniana “Irna”, Salehi, chefe da Organização Iraniana da Energia Atômica, indicou que as partes já chegaram a um “consenso” sobre os termos do acordo e agora estão discutindo somente “os detalhes”.

“A equipe negociadora iraniana não entregará os interesses nacionais e levará em consideração as linhas vermelhas do país nas conversas com as potências. O tema das sanções e outros problemas legais, como as inspeções ao Irã, já foram discutidos na semana passada em Viena”, explicou Salehi.

O funcionário deu por encerrado assim o polêmico tema do levantamento das sanções sobre o Irã, caso se chegue a um acordo que ponha fim a 12 anos de conflito sobre o programa nuclear do país.

Segundo o entendimento anunciado em Lausanne (Suíça) em 2 de abril entre o Irã e o G5+1, que não possui versão oficial, o Irã aceitaria controles e limitações de diferentes durações -entre 10 e 25 anos – sobre seu programa nuclear em troca do fim das sanções.

No entanto, após este anúncio, tanto Irã como os países ocidentais do Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, China e Alemanha) discordaram sobre como seria o processo de eliminação das sanções.

Desde o princípio da negociação, o Irã exige que este fim seja automático e integral, logo que o acordo seja aprovado, enquanto o G5+1 ponderou que deveriam ser eliminadas gradualmente de acordo com o cumprimento do pacto.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, partiu hoje rumo a Nova York, onde participará de uma conferência e manterá uma série de encontros com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e outros representantes do Grupo 5+1 para continuar esta negociação.

Na sexta-feira passada culminou em Viena a primeira ronda / rodada de diálogo entre ambos grupos desde o 2 de abril, em onde, segundo indicaram funcionários iranianos, começou a inscrever-se o texto definitivo do acordo, uma tarefa qualificada de “complicada e ampla”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.