Grupo espanhol Rocha reforça aposta no Brasil com abertura de nova fábrica
Vitória de Santo Antão, 2 abr (EFE). – A multinacional espanhola Rocha inaugurou nesta quarta-feira sua primeira fábrica de conjunto de torneiras de metal para sanitários em Pernambuco, um investimento no país que conseguiu compensar a redução da atividade econômica provocada pela crise mundial que estourou em 2008.
“O Brasil e depois o resto dos países do Grupo Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul) compensaram em nível global o comportamento de alguns mercados em crise”, disse à Agência Efe o diretor do grupo Rocha no Brasil, Joan Jordá, na cerimônia de inauguração da unidade.
A fábrica iniciou as atividades logo depois do ato, que teve a presença do governador Eduardo Campos, que na sexta-feira deixará o cargo para preparar sua campanha à presidência pelo PSB.
Campos destacou “a presença do capital espanhol no Brasil” e afirmou que, durante sua gestão em Pernambuco, buscou criar as condições para industrializar o nordeste.
A nova fábrica, a nona do grupo no país, fica em Vitória de Santo Antão, a 45 quilômetros de Recife, e teve investimento de uns US$ 19,5 milhões.
“A abertura da fábrica é uma aposta pelo Brasil, por uma região dinâmica em crescimento como o nordeste, e uma resposta à melhoria que se espera do país em termos de emprego e renda da população”, afirmou Jordá.
O grupo, que tem o Brasil como primeiro mercado, analisou que no país existe um déficit de habitação entre cinco e sete milhões de unidades, o que permite planejar investimentos de longo prazo como fornecedor da construção civil.
Na inauguração o presidente do Conselho de Administração do grupo Rocha, Carlos de Gomar, qualificou a abertura como “marco relevante na aposta pela estabilidade e no progresso do mercado brasileiro, incluído na estratégia global da companhia”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.