Havaí se prepara diante da possível chegada de dois furacões

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2014 00h46

Washington, 6 ago (EFE).- O arquipélago do Havaí, nos Estados Unidos, vem se preparando nesta quarta-feira diante da possível chegada de dois furacões, Iselle e Julio, que poderiam tocar a terra amanhã e no domingo, respectivamente, em um acontecimento meteorológico que não acontece nas ilhas há mais de duas décadas.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia dos EUA, Iselle avança na direção oeste, rumo ao Havaí, com ventos de 145 km/h e, apesar de haver indícios de que o sistema pode perder força, ainda não está descartada a chegada do mesmo ao arquipélago.

Iselle chegou a ser classificado como um furacão de categoria 4 na segunda-feira, com ventos máximos de 225 km/h, mas foi se enfraquecendo e caiu para a categoria 1 na manhã de hoje.

Já o ciclone Julio passou de tempestade tropical para furacão depois que seus ventos superaram os 120 km/h.

Essa segunda frente se projeta para o norte e, apesar de ainda haver a possibilidade de uma mudança de rumo, os meteorologistas não descartam sua chegada ao Havaí, em forma de tempestade, no domingo pela noite.

De acordo com as previsões, as duas frentes não devem causar grandes perigos, mas podem provocar alguns danos materiais.

O governador estadual, Neil Abercrombie, assinou uma proclamação de emergência e incentivou os habitantes do arquipélago a se prepararem para a chegada dos dois furacões.

A imprensa local informou que os havaianos lotaram lojas e supermercados com o objetivo de estocar água engarrafada e outras provisões.

“Vamos provavelmente ter cortes de energia, e talvez algumas inundações também, por causa das chuvas intensas”, disse Ari Sarsalari, meteorologista do canal “The Weather Channel”.

Por outro lado, o Havaí realiza suas primárias no próximo sábado para as eleições legislativas de novembro. Devido à iminente chegada dos furacões, alguns havaianos estão votando antecipadamente.

O Havaí não é atingido por nenhum furação ou tempestade tropical desde 1992. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.