Hollande diz a Obama que zelará com rigor por acordo nuclear
Paris, 14 jul (EFE).- O presidente da França, François Hollande, conversou nesta terça-feira por telefone com o presidente americano, Barack Obama, sobre o programa nuclear iraniano, disse que agora cabe ao Irã aplicá-lo e afirmou que zelará com rigor por seu cumprimento.
“França, com seus parceiros, zelará de boa fé e com rigor pelo respeito a este acordo”, assinalou o Eliseu (sede da presidência francesa) em comunicado que informou da conversa telefônica entre Hollande e Obama sobre o pacto alcançado em Viena, pelo qual o Irã se comprometeu a limitar seu programa nuclear como garantia de que não pretende construir uma bomba atômica.
A presidência francesa destacou que o acordo implica “limitações claras ao programa nuclear iraniano, um sistema de controle forte e a possibilidade de restabelecer as sanções em caso de violação dos compromissos”.
Hollande destacou agora que “cabe ao Irã aplicar o conjunto das medidas conforme o calendário estabelecido”.
“É primordial que o Irã possa se transformar em um ator responsável da estabilidade” da região, ressaltou o Eliseu.
O compromisso alcançado em Viena “afasta o risco que a proliferação nuclear representa para a segurança regional e internacional”.
Horas antes, Hollande tinha insistido que um dos objetivos desta negociação, que durou quase dois anos, é evitar que o Irã consiga construir a bomba atômica porque isso abriria uma corrida entre outros países da região, em particular a Arábia Saudita.
A França e seu ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, representaram a posição exteriormente mais firme do grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança mais Alemanha) diante das ambições nucleares do Irã.
Esta firmeza é relacionada, entre outros motivos, à proximidade de Paris de algumas potências sunitas que viam com desconfiança a volta de Irã ao centro da cena internacional. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.