Igreja da Inglaterra nomeia sua primeira bispa

  • Por Agencia EFE
  • 17/12/2014 09h47

Londres, 17 dez (EFE).- A Igreja da Inglaterra designou nesta quarta-feira a reverenda Libby Lane bispa de Stockport, a primeira mulher a ocupar o cargo, após a aprovação em novembro do acesso das mulheres ao bispado.

Em 17 de novembro, o sínodo geral anglicano autorizou formalmente a ordenação de bispas com a modificação da lei canônica, o último trâmite de um processo legislativo com o qual se pôs fim a séculos de monopólio masculino.

Lane, de 48 anos e pastora desde 2007 nas igrejas de St. Peter, em Hale, e St. Elizabeth, em Ashley, na diocese de Chester (norte inglês), se mostrou “muito emocionada” pela “inesperada” nomeação e deu “graças a Deus”.

“Neste dia histórico em que a Igreja da Inglaterra anuncia a nomeação da primeira bispa, sou consciente de todos aqueles que me precederam, homens e mulheres, que durante décadas esperaram por este momento”, declarou.

“Mas, acima de tudo, estou agradecida a Deus”, disse a religiosa, que foi consagrada sacerdote na primeira promoção de mulheres em 1994.

Em sua conta no Twitter, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, a felicitou pelo novo cargo e disse que “é uma designação histórica e um dia importante para a igualdade”.

O governo deve acelerar a promulgação da legislação para que as novas bispas possam se sentar na Câmara dos Lordes, onde a Igreja Anglicana participa da elaboração de leis.

Lane, que serviu em várias paróquias inglesas desde sua ordenação há 20 anos, será consagrada como oitavo bispo de Stockport em cerimônia na catedral de York (no norte da Inglaterra) em 26 de janeiro.

Após décadas de debate e divisões internas, a Igreja da Inglaterra aprovou finalmente neste ano o acesso das mulheres ao bispado, algo que já autorizam outras áreas anglicanas em várias partes do mundo.

De 165 países com presença deste credo -cerca de 85 milhões de fiéis-, é aceitada a ordenação de bispas na Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos, com um total de 29 mulheres já consagradas.

A votação de novembro na sede central em Londres da Igreja da Inglaterra culminou no processo iniciado em julho, quando o sínodo geral, então reunido em York, deu sinal verde a início da ordenação de mulheres ao bispado.

Após essa aprovação, o Comitê eclesiástico do parlamento e suas duas Câmaras -os Comuns e os Lordes- tramitaram a legislação correspondente, que em novembro recebeu sua sanção final.

Na Inglaterra -as outras regiões britânicas têm seus próprios ramos anglicanos-, de 7.798 sacerdotes a tempo completo 1.781 são mulheres, as mais veteranas das quais poderiam cobrir praças de bispo o próximo ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.