Impacto de projéteis procedentes da Síria mata uma pessoa na Jordânia

  • Por Agencia EFE
  • 25/06/2015 12h05

Amã, 25 jun (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas pelo impacto de vários projéteis em um mercado da cidade jordaniana de Ramtha, situada a 90 quilômetros ao norte de Amã e fronteiriçã com a Síria, informaram à Agência Efe fontes de segurança.

A agência de notícias oficial jordaniana “Petra” confirmou o fato e explicou que os projéteis eram provenientes de território sírio, onde estavam ocorrendo combates no momento no qual aconteceu o impacto, muito perto da fronteira entre os dois países.

“As investigações começaram para determinar a origem do ataque assim como a forma de resposta de acordo com os interesses do país e dos cidadãos”, disse à “Petra” uma fonte oficial jordaniana sem identificar.

Além disso, a fonte afirmou que “as forças armadas da Jordânia tratarão qualquer ameaça que provenha da situação em deterioração dentro da Síria, independentemente de sua origem”, em referência ao fato de que os projéteis podem ter sido disparados tanto pelos grupos rebeldes como pelo Exército governamental.

A queda de projéteis em território jordaniano coincidiu com a intensificação dos combates entre o Exército sírio e uma coalizão de grupos rebeldes que estão tentando tomar o controle da zona fronteiriça ao sul da província síria de Deraa.

A violência na Síria atingiu em várias ocasiões seu país vizinho, que trata de manter a segurança dentro de suas fronteiras apesar da desestabilização provocada pela guerra.

A Jordânia acolhe atualmente cerca de um milhão e meio de sírios, incluídos 650 mil refugiados, que fugiram de seu país desde o começo da disputa em março de 2011. EFE