Imprensa cita envolvimento da Alstom em novo caso de suborno

  • Por Agencia EFE
  • 03/02/2014 11h08
  • BlueSky

Rio de Janeiro, 3 fev (EFE).- A Alstom, investigada no Brasil por um caso de corrupção recentemente descoberto, pagou subornos nos país para vencer um contrato em 1999, segundo documentos internos da empresa francesa publicados nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.

A Alstom teria pago uma comissão de 4,85 milhões de francos franceses (cerca de US$ 860 mil da época) às autoridades brasileiras em janeiro de 1999 para vencer um contrato da venda de equipamentos à hidrelétrica de Itá, no estado de Santa Catarina, segundo o memorando interno.

O documento, datado em 2008, é escrito pelo diretor de auditoria interna de Alstom, Romain Marie, e foi enviado ao presidente da companhia, Patrick Kron, segundo a Folha.

Além das comissões no Brasil, o documento cita subornos em hidrelétricas na Venezuela, Cingapura e Catar que somariam perto de 5 milhões de euros, segundo o jornal, que não fornece mais detalhes sobre esses contratos.

A Alstom está sendo investigada, junto com outras grandes empresas do setor ferroviário como Siemens, Bombardier e a espanhola Caf, por supostamente ter pactuado a repartição de contratos de manutenção de trens em São Paulo a partir de 2001. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.