Irã e Grupo 5+1 retomarão negociações nucleares dia 18 em Genebra

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2015 19h49
  • BlueSky

Teerã, 6 jan (EFE).- O Irã e o chamado Grupo 51 (EUA, Reino Unido, França, China e Rússia mais a Alemanha) retomarão as negociações nucleares em 18 de janeiro em Genebra, anunciou nesta terça-feira o vice-ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi.

“Antes (da próxima rodada), a equipe negociadora iraniano terá reuniões bilaterais com as delegações dos Estados Unidos e da Rússia”, que ainda estão tendo as datas acertadas, explicou Araqchi, segundo a agência oficial de notícias “Irna”.

Hoje o chefe negociador e ministro de Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, compareceu ao parlamento Consultivo Islâmico para responder a perguntas sobre as discussões de Teerã com o G 51.

Zarif assegurou que o Irã negocia a data e a forma de eliminação das sanções contra o país e afirmou que ninguém mais fala sobre o fechamento das usinas de Fordo e Arak.

Embora Teerã e o G51 tivessem como data limite 24 de novembro para chegar a um pacto que pusesse fim a mais de 12 anos de enfrentamentos e sanções internacionais contra o Irã, foi acordada uma prorrogação de sete meses que vai até 1º de julho.

Caso a equipe negociadora iraniano e o 51 cheguem a um acordo final sobre o programa nuclear de Teerã, ele deverá ser aprovado pelo parlamento, embora a última palavra seja do líder supremo do Irã, aiatolá Khamenei.

O Ocidente teme que, sob o pretexto de um programa nuclear civil, o Irã esteja trabalhando em um arsenal atômico, o que sempre foi negado pela república islâmica. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.