Irã segue sem cooperar plenamente com agência nuclear da ONU

  • Por Agencia EFE
  • 20/11/2014 12h02

Viena, 20 nov (EFE).- A agência nuclear da ONU afirmou nesta quinta-feira que o Irã segue bloqueando a implementação de algumas das medidas pactadas em maio no acordo para verificar se o programa nuclear do país tem fins militares.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, disse em Viena (Áustria) que o Irã “não forneceu explicações que permitem à agência esclarecer as medidas práticas pendentes” da investigação.

“O (Irã) também não propôs novas medidas práticas conforme o próximo passo do acordo de cooperação, apesar de várias solicitações do organismo”, acrescentou.

A AIEA pactuou no ano passado com o Irã um amplo acordo para intensificar as inspeções do programa nuclear iraniano, com o objetivo de esclarecer possíveis fins militares do país.

O organismo assegura ter “informação crível” de vários serviços de inteligência sobre possíveis experimentos atômicos com objetivos militares, que parecem ter se realizado recentemente.

Esclarecer este aspecto do programa nuclear é um dos aspectos não resolvidos nas negociações multilaterais com o Irã, que se encontram em sua reta final nesta semana.

A comunidade internacional quer esclarecer as supostas intenções militares para retirar as sanções contra o Irã.

Teerã assegura que estas alegações, que a AIEA divulgou em novembro de 2011, são “fabricadas e carecem de fundamento”.

Amano disse hoje na abertura de uma reunião do Conselho de Governadores da AIEA que seus inspetores seguem sem poder dar garantias sobre a natureza do material e das atividades nucleares do Irã.

“Espero que as conversas em Viena com o Irã tenham um desenlace positivo”, disse o diretor-geral. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.