Iraque se diz preocupado com possíveis vítimas civis em bombardeios turcos
Bagdá, 29 jul (EFE).- As autoridades iraquianas mostraram preocupação pelas possíveis mortes de civis nos bombardeios no norte do país pela Turquia, a quem pediu coordenação em suas operações para evitar vítimas e destroços materiais.
Segundo um comunicado do Ministério iraquiano das Relações Exteriores, divulgado nesta quarta-feira pelos meios de comunicação iraquianos e curdos, esta postura foi expressada pelo ministro iraquiano das Relações Exteriores, Ibrahim al-Jaafari, em reunião com o embaixador turco em Bagdá, Farouk Qamakya.
Durante este encontro foram abordadas as operações militares que o Exército turco está realizando nas zonas fronteiriças do norte do Iraque desde na sexta-feira passada contra a guerrilha curda Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK).
Al Jaafari expressou preocupação sobre as operações provocarem “medo e pânico” entre a população civil dos povos e zonas fronteiriças, além das possíveis perdas humanas e materiais que os bombardeios podem causar.
Além disso, fez uma chamada ao governo turco na qual insistiu na necessidade de coordenar com as autoridades iraquianas todas as operações militares nessas áreas.
Na nota, o Iraque lembrou que também procura a segurança interna dos cidadãos turcos e elogiou Istambul por permitir o uso de suas bases aéreas por aviões da coalizão internacional que está bombardeando posições dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) na região.
A aviação turca começou na semana passada a bombardear posições da guerrilha curda no norte do Iraque e na Turquia, assim como do EI na Síria, após sofrer em seu território vários ataques de ambos grupos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.