Jihadistas se retiram de vários pontos do noroeste da Síria
Beirute, 14 mar (EFE).- O grupo radical Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) completou nesta sexta-feira sua retirada, iniciada há uma semana, de várias regiões do noroeste da Síria, informou o Observatório Sírio de Direito Humanos.
Os combatentes da organização extremista marcharam do norte da província litorânea de Latakia e dos arredores da cidade de Yisr al Shugur, em Idlib e perto da fronteira com a Turquia.
Segundo a ONG, os extremistas recuaram para seu reduto principal na província de Al Raqqah, no nordeste do país.
Os radicais se retiraram “com a cobertura de milicianos da Frente al Nusra”, vinculada à Al Qaeda, disse o Observatório.
Desde 3 de janeiro, o norte da Síria é palco de combates entre o EIIL e uma coalizão de grupos rebeldes integrada pela Frente Islâmica, o Exército dos Mujahedins e o Exército Livre Sírio, que querem expulsar aos radicais porque acham que cometeram violações contra o povo sírio.
Al-Zawahiri, líder da Al Qaeda, desautorizou a EIIL para operar em território sírio e delimitou suas atividades ao Iraque.
Há seis dias, o porta-voz do EIIL, Abu Mohammed al Adnani, acusou em uma gravação de áudio a Frente al Nusra de ter traído seu grupo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.