Jovem que planejou matar soldado britânico é condenado a 22 anos de prisão

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2015 11h10
  • BlueSky

Londres, 20 mar (EFE).- Um jovem foi condenado nesta sexta-feira no Reino Unido a 22 anos de prisão por ter planejado decapitar um soldado britânico.

Brusthom Ziamani, de 19 anos, do bairro de Camberwell, sul da capital, tinha sido declarado culpado mês passado pela corte penal de Old Bailey (Londres) de planejar um ato terrorista.

Ziamani, detido em 19 de agosto de 2014 com uma faca e um martelo, tinha pesquisado a localização de bases militares no sudeste de Londres e havia se gabado na internet de ter traçado um plano para “matar soldados”, segundo o tribunal.

O jovem, detido em uma operação conjunta da polícia e do serviço secreto, se inspirou no assassinato do soldado britânico Lee Rigby, esfaqueado em 2013 por dois radicais islâmicos quando entrava em um quartel militar no sul de Londres.

O júri escutou que Ziamani tinha se convertido ao Islã no início do ano passado e que fazia parte do grupo muçulmano Al-Muhajiroun (ALM), que deu dinheiro a ele.

Meses após se converter, o jovem britânico publicou comentários no Facebook em que dizia querer “morrer pela causa de Alá”.

Segundo o testemunho de sua namorada, Ziamani disse que tinha a intenção de assassinar um soldado britânico. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.