Justiça abre processo contra 11 pessoas por subornos no caso Alstom

  • Por Agencia EFE
  • 18/02/2014 16h43
  • BlueSky

São Paulo, 18 fev (EFE).- A Justiça Federal de São Paulo abriu nesta terça-feira um processo contra 11 pessoas acusadas de participar do suposto esquema de subornos da empresa Alstom a políticos e funcionários públicos, ocorrido entre 1998 e 2002.

O Ministério Público Federal de São Paulo acusa 12 doze pessoas por seu envolvimento no caso, mas o juiz Marcelo Cavali considerou que o crime de um deles tinha prescrito, segundo confirmou à Agência Efe a assessoria de imprensa do órgão judicial.

As 11 pessoas estão acusadas de participar de um esquema no qual a Alstom supostamente pagou R$ 23,3 milhões em subornos a funcionários públicos para obter contratos de manutenção de trens em São Paulo.

O caso se refere a uma investigação realizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que detectou que várias companhias, entre elas a Siemens e a Alstom, concordaram desde 2001 em dividir contratos de manutenção de trens em São Paulo.

Pela suposta fraude, revelada em agosto do ano passado, também são investigadas a canadense Bombardier, a japonesa Mitsui e as espanholas Caf e Temoinsa.

Em novembro, pelo mesmo escândalo, a Associação de Banqueiros Suíços confirmou o bloqueio das contas utilizadas pela Alstom e pela alemã Siemens para os pagamentos dos supostos subornos após o pedido do Brasil. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.