Justiça de Nova York acusa 2 americanos de planejar atentado e apoiar o EI

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2015 19h39

Nova York, 11 ago (EFE).- As autoridades federais de Nova York apresentaram nesta terça-feira acusações contra dois jovens de nacionalidade americana por apoiarem o grupo Estado Islâmico (EI) e planejarem um atentado contra o metrô da cidade.

Eles foram identificados como Munther Omar Saleh, de 20 anos, e Fareed Mumuni, de 21 anos, e deverão se apresentar à Justiça no próximo dia 20 de agosto, indicou a promotoria federal do distrito leste de Nova York em comunicado.

Segundo os investigadores, os dois homens expressaram em várias ocasiões o apoio ao EI. Um deles, Saleh, tentou preparar uma bomba de fabricação caseira para realizar um atentado no metrô da cidade.

Saleh foi detido no último dia 13 de junho no condado de Queens junto a outras pessoas. Já Mumani foi preso em 17 de junho, quando entrou em confronto com os agentes federais e acabou ferindo um deles com uma arma branca.

“Ambos são acusados de ter conspirado para apoiar o EI e idealizar um plano para realizar um ataque em Nova York”, disse ao apresentar as acusações o promotor federal interino, Kelly Currie.

Mumuni pode pegar até 85 anos de prisão caso seja considerado culpado de todos os crimes pelos quais é acusado, incluindo o ataque ao agente federal. Já Saleh pode permanecer até 65 anos na prisão, segundo a promotoria.

Esses novos casos se somam a outros apresentados nos últimos meses contra americanos acusados de planejar atentados e conspirar para fornecer apoio material aos jihadistas.

O recrutamento de cidadãos ocidentais para lutar ao lado dos jihadistas é uma das maiores preocupações dos EUA e da Europa por se tratarem de indivíduos com liberdade de movimentação e que, portanto, podem realizar atentados em solo americano ou europeu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.