Lula réu soa como pesadelo ao PT e deixa sigla fora dos trilhos até 2018
O ex-presidente Lula virou réu pela segunda vez na Operação lava Jato. O comentarista político Fernando Rodrigues destaca o impacto da decisão do juiz Sérgio Moro ao receber a denúncia do Ministério Público contra o petista.
“A principal consequência não é apenas prejudicar o ex-presidente Lula no sentido de que ele ficará cada vez com mais dificuldade para reconstruir sua imagem. O maior problema no campo das esquerdas por conta da denúncia é que o PT cada vez mais fica arriscado a não ter um grande nome próprio para a eleição presidencial de 2018”, ressalta.
Fernando Rodrigues lembra ainda que Moro costuma ser mais rápido que o sistema judiciário em geral. “Ninguém deve esperar que a sentença a ser proferida por ele vá demorar um ou dois anos. Podem ser apenas alguns meses”.
Se condenado, Lula recorrerá a segunda instância e haverá tempo suficiente para que esta possa vir a condenar o petista. Se condenado em segunda instância por órgão colegiado, fica inabilitado para concorrer em 2018.
“Lula terá todo o tempo justo que precisa para se defender e negar as acusações de ter cometido os casos de corrupção e lavagem de dinheiro”, diz. “É uma notícia que soa quase como um pesadelo ao Partido dos Trabalhadores, que ficará completamente fora dos trilhos até 2018”, completa.
*Ouça o comentário completo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.