Mais de 200 civis são retirados de Homs, na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 12/02/2014 16h22
  • BlueSky

Cairo, 12 fev (EFE).- Mais de 200 civis foram retirados nesta quarta-feira do centro histórico da cidade de Homs, no centro da Síria, depois que nesta terça-feira foi suspensa a evacuação e a entrega de ajuda humanitária, informou o Crescente Vermelho sírio.

“A equipe síria do Crescente Vermelho continua registrando as pessoas evacuadas no ponto de encontro do restaurante Lela Zeina, ao que acudiram já mais de 200 pessoas e esperamos que vá mais gente”, informou a organização em sua página do Facebook.

A agência oficial de notícias síria “Sana” confirmou hoje que um novo grupo de civis, “a maioria mulheres e crianças presas no centro velho de Homs”, foram evacuados, enquanto um novo envio de ajuda humanitária foi entregue aos civis que “preferem ficar” na cidade.

A operação de retirada de civis e de introdução de ajuda humanitária em Homs foi reatada hoje após ter sido suspensa ontem, terça-feira, confirmou à Efe um porta-voz do Crescente Vermelho sírio.

Através do Twitter, a mesma instituição assinalou que primeiro se introduziu ajuda humanitária na parte antiga e, em seguida, foi retomada a retirada de civis.

A Unicef revelou ontem que um total de 1.151 civis, dos quais 500 são crianças, saíram entre sexta-feira passada e segunda-feira da parte antiga de Homs, cercada pelo exército desde junho de 2012.

A ONU denunciou que as forças governamentais sírias detiveram nos últimos dias 338 homens que saíram da parte antiga dessa cidade durante a operação de retirada de civis para um interrogatório, dos quais 41 foram libertados nesta terça-feira. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.