Lula está na frente, mas o que impressiona é a presença de Marina nas pesquisas
Mesmo da cadeia, Lula lidera nova pesquisa Ibope pela Presidência da República.
O petista tem 37% das intenções de voto, à frente de Jair Bolsonaro, do PSL, com 18%, Marina Silva, da Rede, com 6%, e Ciro Gomes, do PDT, e Geraldo Alckmin, do PSDB, ambos com 5%
No cenário sem Lula, Bolsonaro assume a liderança, com 20% das intenções de voto. Nesse caso, ele iria para o segundo turno com Marina, que tem 12%; Ciro aparece com 9%; Alckmin com 7%; e o petista Fernando Haddad fica com 4%.
“O que chama atenção na pesquisa são os dois cenários. Lula entra porque o registro ainda não foi impugnado, mas sabemos que ele não será candidato. Ele foi condenado em segunda instância e não pode ser candidato. No primeiro cenário, os principais candidatos não criticam Lula. Nos debates o tema ‘petrolão’ quase nem existe, ninguém fala. Já o segundo cenário é natural que Bolsonaro assuma a liderança. Mas tudo indica que a sinalização do presidiário de Curitiba vá fazer com que parte de seu eleitorado vá para Haddad. O que chama também atenção é Marina Silva. Sem nenhuma estrutura, sozinha, ela consegue ter presença incrível nas pesquisas”, diz Marco Antonio Villa.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.