Marco Antonio Villa: Estados Unidos estão olhando para o petróleo venezuelano
O professor Marco Antonio Villa alertou nesta segunda-feira (25) que “o Brasil deve agir segundo os interesses do Brasil” ao se envolver na crise social, econômica e política que atinge a Venezuela na ditadura de Nicolás Maduro.
Para ele, em um eventual conflito militar que transformaria a Venezuela em uma espécie de Vietnã, um dos grandes prejudicados na situação seria o maior país da América Latina, o Brasil, que precisa agora “ser um elemento de negociação”.
Na Jovem Pan, ele também comentou que a Venezuela tem a maior reserva reconhecida de petróleo do mundo, com produto de altíssima qualidade, e “os interesses norte-americanos estão olhando para o petróleo sim”.
Segundo Villa, “tem gente que já está discutindo a privatização e o Brasil não entrou nessa, nem deve entrar”. “Quem tem que decidir o destino da Venezuela são os venezuelanos, não é nenhuma potência estrangeira”, afirmou.
“Nada indica que a crise da Venezuela vai ser resolvida a curto prazo.” Nesta segunda, o Grupo de Lima se reúne na Colômbia para tratar da crise no país. Representando o Brasil, estará o vice-presidente Hamilton Mourão e o chanceler Ernesto Araújo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.