STF é uma instância política e vai decidir de acordo com as pressões da sociedade
A manutenção da prisão em segunda instância é condição indispensável para que esse país possa caminhar para a paz. A próxima quarta-feira (4), quando o STF vai apreciar essa questão será decisiva. Porque o foco é o Lula. Tudo gira em torno do criminoso Lula. O STF não é uma instância jurídica, é uma instância política e sempre foi. Portanto, vai decidir de acordo com as pressões da sociedade.
Por isso, que no dia 3 de abril, às 18h, a sociedade civil vai dar um grito. O grito da democracia e das liberdades contra os criminosos e para pressionar o STF.
O caso do Maluf é um deles entre dezenas. O sujeito é condenado a uma pena relativamente severa, mas tem um bom escritório de advocacia e esse bom escritório tem boas relações com as cortes superiores de Brasília. Aí, ocorre essa imoralidade.
Maluf roubou e muito. Ele foi indicado a prefeito da capital no final dos anos 60. Portanto, ele é um ladrão de meio século. Agora alguns têm pena, mas se roubou tem que ir pra cadeia. Esse é o sentimento de justiça.
Rosa Weber
A sabatina de Rosa Weber no Senado, quando foi indicada ao STF, foi patética. Ela é um horror e não tem a mínima condição de estar na Suprema Corte. Provavelmente, ela vai salvar o criminoso Lula.
Muitos estão tristes com a Cármen Lúcia à frente do STF. Mas aguardem o pior porque quem assume é o Dias Toffoli, ex-advogado do PT e nomeado por Lula.
A crise vai aumentar. Na medida em que você desmoraliza as instituições e elas se auto-desmoralizam, porque o STF está desmoralizando, evidentemente as pessoas viram as costas para as instituições. A quarta-feira próxima é decisiva e dependendo do caminho que o STF seguir esse país pode entrar numa crise estrutural. A Constituição já deu o que tinha que dar.
Toda essa estrutura construída a partir de 1988 está corrompida. Ninguém está satisfeito e tem que mudar. Para mudar tem que tirar essa estrutura velha, podre e arcaica que está aí.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.