Villa: Congresso agiu rápido porque se trata de uma urgência

  • Por Jovem Pan
  • 05/02/2020 08h00 - Atualizado em 05/02/2020 08h09
EFE coronavirus O texto aprovado na Câmara segue agora para o Senado, onde deve ser votado ainda hoje em regime de urgência

A Câmara aprovou nesta terça-feira o projeto com as ações para enfrentar o coronavírus. O texto segue para o Senado, onde deve ser votado ainda hoje em regime de urgência.

“Essa é uma questão importante, lembrar para aqueles que não entendem o funcionamento entre os poderes. ‘Nossa, como esse PL foi aprovado rápido. Por que o Congresso não funciona sempre assim?’. Porque são situações distintas. Aí é o caso de uma emergência, uma epidemia. É diferente de um Projeto de Lei normal, de uma Medida Provisória e de uma PEC. Cada um desses exige um quórum diferente de votação.

É muito comum, em um debate de baixo nível, fazer uma associação assim. Uma demonização do Judiciário, um Legislativo péssimo e o paraíso é o Palácio do Planalto. Isso é uma falácia. Os Três Poderes tem problemas. Essa demonização do Legislativo é, no fundo, um desejo de querer impor novamente uma ditadura. Quem apostar nisso vai perder.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.