Villa: Brasil pode afetar comércio exterior se tomar atitude impensada sobre ataque ao Irã
Donald Trump diz que só vai retirar tropas americanas do Iraque se governo local pagar por base militar construída no país. Essa foi a resposta do presidente americano ao parlamento iraquiano, que aprovou uma resolução determinando a retirada de todos os militares estrangeiros.
Além disso, o Irã anunciou o fim do limite no enriquecimento do urânio. Dessa forma, o país também vai elevar os estoques do material – abandonando de vez o acordo nuclear assinado em 2015.
“No calor da hora, é difícil fazer análise das consequências do gravíssimo incidente que ocorreu no Iraque. A primeira questão é que não sabemos quanto tempo isso vai durar na extensão temporal. Se vai durar o mês de janeiro, 2020 ou anos. Segundo, não sabemos a extensão geográfica. Se ficará restrito ao golfo pérsico, ao Oriente Médio ou mundial.
O que se sabe até o momento é que Donald Trump é aliado dos mais reacionários do Irã — que agradeceram o ataque que ele fez. Em novembro de 2019, a oposição ao governo dentro do próprio país foram às ruas e tiveram 200 mortos. A pressão popular pela democracia é muito grande. Com um ato como esse, o país se une contra os EUA.
Segundo fator é a questão nuclear. O acordo de 2015 é excelente e estava sendo cumprido com vigilância internacional e agora jogou água no moinho dos reacionários — que vão fazer a bomba atômica.
Terceiro fator: o Irã se tornou um grande líder da região e do antiamericanismo. Portanto, foi um desastre a ação norte-americana e criou um problema gravíssimo que ninguém sabe onde vai terminar.
Para o Brasil isso é horroroso, é péssimo. O Brasil precisa de paz e estabilidade internacional para crescer importações e receber capitais. O Brasil tem que manter neutralidade. O Irã compra R$ 2 bilhões por ano daqui. Se o Brasil tomar uma atitude impensada, ele poderá prejudicar o seu comércio exterior.
Por fim, não menos importante, é tomar cuidado para não atrair o terrorismo internacional para as nossas fronteiras.”
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.