Mercosul concluirá oferta para a União Europeia na próxima semana

  • Por Agencia EFE
  • 08/05/2014 16h12

Brasília, 8 mai (EFE).- O Mercosul terminará de afinar sua oferta para um acordo comercial com a União Europeia (UE) na próxima semana, garantiu nesta quinta-feira o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges.

O ministro explicou que a última reunião técnica sobre o assunto acontecerá entre as próximos segunda-feira e terça-feira em Caracas e assegurou que abrangerá cerca de 90% do universo comercial.

A oferta está sendo elaborada por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, fundadores do Mercosul, já que a Venezuela, que ingressou ao bloco em 2012, não participa das negociações com a UE.

Durante uma audiência no Senado, Borges tentou outra vez afastar as dúvidas que alguns setores semearam sobre a real vontade da Argentina de conseguir um acordo com a UE.

“A Argentina já cumpriu tudo e sua oferta está praticamente concluída. Estamos finalizando detalhes com o Paraguai e com o Uruguai só faltam uns pequenos ajustes”, declarou o ministro.

Segundo Borges, os quatro países do Mercosul “trabalham lado a lado e estão esperançosos que no fim de mês iremos a Bruxelas para dizer à União Europeia que estamos prontos para a troca de ofertas”.

Borges calculou que a oferta do Mercosul abrangerá entre 87% e 90% do comércio entre os blocos e considerou que “quanto mais amplas sejam essas porcentagens, mais competitiva será a proposta”.

O ministro também assegurou que, em relação ao setor agrícola, que é um dos obstáculos na negociação, o Mercosul exigirá “vantagens claras”, a fim de compensar a abertura que oferecerá em seus setores industriais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.