Milhares de balões iluminam trecho onde há 25 anos caía o muro de Berlim
Berlim, 7 nov (EFE).- Cerca de sete mil balões iluminam, desde a tarde desta sexta-feira, parte do percurso do muro que dividiu a cidade de Berlim por 28 anos e que caiu há um quarto de século, dando início ao processo de reunificação alemã.
A iluminação de um trecho de 15 quilômetros onde havia o muro deu a largada para as festividades que celebração na capital alemã os 25 anos da queda do muro neste domingo.
O prefeito da cidade-estado, Klaus Wowereit, acompanhado de antigos ativistas dos direitos cidadãos na extinta República Democrática da Alemanha (RDA), acendeu os últimos balões, na parte do muro próxima ao parlamento.
Os balões serão soltos na tarde de domingo, lembrando de maneira simbólica a abertura das primeiros passagens no muro em 9 de novembro de 1989.
O fim do muro de Berlim, lembrou hoje Wowereit, foi o passo decisivo para a queda da Cortina de Ferro e o avanço da liberdade e da democracia.
Situada no coração da Europa, “Berlim é hoje uma metrópole “aberta e tolerante”, uma cidade muito distinta da descrita em 1948 pelo então prefeito do setor ocidental, Ernst Reuter”, lembrou Wowereit.
Com estas palavras social-democrata, que liderou a modernização da capital alemã, o discurso de Reuter em 9 de setembro de 1948 durante o bloqueio soviético em Berlim Oeste, quando pediu que “os povos do mundo” não abandonassem a cidade a sua própria sorte. EFE
nl/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.