Ministério da Justiça e Segurança se une à parada do orgulho gay em Amsterdã
Bruxelas, 1 ago (EFE).- O Ministério da Justiça e Segurança da Holanda se juntou neste sábado às comemorações da parada do orgulho gay no tradicional desfile anual pelos canais realizado em Amsterdã.
Segundo fontes da pasta, o objetivo da participação dos funcionários no desfile é “enfatizar o apoio do ministério na luta contra a violência homofóbica e a discriminação baseada na orientação sexual e na identidade de gênero”.
Em um navio e com o lema “Compartilhe a justiça e a segurança para todos”, representantes das corporações de polícia, bombeiros, promotores, juízes e profissionais carcerários participaram da celebração.
A iniciativa também contou com profissionais dedicados à luta contra a homofobia, como os que atendem uma linha telefônica contra a discriminação e equipes dos programas de trabalho de apoio aos homossexuais, incluindo o serviço de adoção para casais do mesmo sexo.
Esta não é a primeira vez que as autoridades holandesas se envolvem na celebração, que reúne a cerca de 500 mil pessoas na capital holandesa todos os anos.
Integrantes de diferentes categorias do Ministério da Defesa participaram em 2009 e, em 2013, o mesmo foi feito pela seleção holandesa de futebol, liderada pelo então técnico, Louis Van Gaal.
O desfile é transmitido para o mundo inteiro pela internet através de um serviço da companhia de telecomunicações holandesa KPN.
Apesar da Holanda ter sido um dos primeiros países a permitirem o casamento homossexual e ser considerado um dos lugares mais tolerantes do mundo, uma pesquisa publicada neste ano revelou que 4 a cada 10 homens e mulheres holandeses acham que a homossexualidade não é bem-vista. Além disso, 55% diz não se sentir à vontade para andar de mãos dadas com o companheiro do mesmo sexo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.