Ministro do STF manda soltar presos da Operação Lava Jato

  • Por Agencia EFE
  • 19/05/2014 17h15
  • BlueSky

São Paulo, 19 mai (EFE).- O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou nesta segunda-feira a libertação imediata de todos os presos da Operação Lava Jato, entre eles o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

O magistrado considerou que o caso é competência da máxima corte brasileira, devido ao envolvimento de deputados no caso, e não da Justiça Federal do Paraná, que investigava o caso.

Zavascki aceitou o recurso interposto pelo advogado do deputado André Vargas, que alegou que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo caso no Paraná, extrapolou sua competência ao investigar o parlamentar, ignorando seu foro privilegiado.

Segundo o magistrado, Moro deveria ter remitido o processo ao STF quando surgiram os primeiros indícios que um deputado estava sendo investigado.

O juiz do Supremo Tribunal ordenou a “imediata” libertação dos 12 presos da operação e a suspensão de todas as investigações, que agora deverão ser remetidas a essa corte.

Entre os detidos estava Costa, durante muitos anos um dos principais executivos da Petrobras e que, antes de sua detenção, destruiu documentos de uma empresa de consultoria que abriu após sua saída da petrolífera e que supostamente o vinculariam com uma quadrilha de lavagem de dinheiro.

A quadrilha, acusada de ter lavado cerca de R$ 10 bilhões, foi desarticulada no último mês de março pela Polícia Federal. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.