Ministro francês voltará a Lausanne para negociação nuclear
Lausanne (Suíça), 1 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, retornará à Suíça nesta quarta-feira para se incorporar ao que acredita que pode ser a reta final das negociações nucleares entre o Irã e os países do G5+1, segundo confirmaram fontes oficiais francesas.
Fabius deixou as negociações na terça-feira e retornou a Paris, mas deixou aberta a possibilidade de voltar quando sua presença fosse útil.
Não foi confirmado o horário em que o ministro francês chegará a Lausanne, mas é esperado que ele se junte à reunião entre os seis países (EUA, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha) e o Irã ainda nesta noite.
Os negociadores anunciaram nesta quarta-feira que prolongarão por mais uma noite as negociações, um dia depois do prazo imposto para firmar o acordo.
No entanto, com base nas declarações dos principais envolvidos, as conversas seguem abertas e os principais empecilhos continuam sem solução.
O principal impasse continua sendo como e quando serão suspensas ou amenizadas as sanções impostas ao Irã, principalmente as do Conselho de Segurança da ONU.
Os países do G5+1 querem que seja estabelecido algum mecanismo com o qual as sanções possam ser reinstauradas imediatamente caso Teerã não cumpra com o tratado. A opção é rejeitada completamente por Teerã e conta com o apoio explícito de Moscou e Pequim. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.