Ministro garante que portos e aeroportos estão sendo monitorados contra ebola
Brasília, 5 ago (EFE).- O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta terça-feira que o governo vigia os aeroportos e portos do país para identificar possíveis casos de ebola a fim de impedir a chegada da doença ao país.
“Não temos nenhum caso suspeito, mas todos os tripulantes e passageiros que chegam são submetidos à rigorosa avaliação e, se for identificado alguém com sintomas, vai imediatamente para o isolamento e coleta de exames”, disse Chioro em declarações citadas pela Agência Brasil.
O ministro acrescentou que, de acordo com a regulamentação internacional, sempre que um passageiro apresenta algum sintoma, a tripulação é obrigada a comunicar imediatamente o fato e a dar-lhe prioridade no desembarque.
Segundo Chioro, o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica está atento às recomendações que são feitas nos boletins diários da Organização Mundial da Saúde (OMS) para adotar as medidas preventivas que sejam necessárias.
Chioro assegurou que o governo também aumentou o rigor dos critérios para o diagnóstico do ebola em parceria com os principais hospitais do país.
Os últimos relatórios da OMS indicam que, até o momento, ocorreram 887 mortes em quatro países de África Ocidental (Libéria, Serra Leoa, Guiné e Nigéria) por causa do surto de ebola. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.