Ministros de Interior da UE e dos EUA reforçarão luta comum contra terrorismo

  • Por Agencia EFE
  • 11/01/2015 11h11

Paris, 11 jan (EFE).- Os ministros do Interior dos países europeus e dos Estados Unidos acordaram neste domingo reforçar sua cooperação no controle dos deslocamentos dos combatentes estrangeiros e na luta contra “os vetores de radicalização”, especialmente na internet.

A reunião na capital francesa mostrou ainda a intenção de revisar o Tratado de Schengen para melhorar e reforçar os controles na passagem das fronteiras exteriores da União Europeia (UE) daquelas pessoas que gozam do direito à livre circulação.

Os representantes de França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Itália e Bélgica, entre outros, expressaram igualmente a necessidade “urgente” de contar com um registro de passageiros de avião que não viole o direito à privacidade.

Esses controles, segundo o titular francês, Bernard Cazeneuve, devem ser aplicados “com base em critérios objetivos e dentro do respeito às liberdades fundamentais”.

A luta contra os chamados combatentes estrangeiros e contra as filiais terroristas e seu financiamento também está focada em uma maior cooperação com os gigantes da internet para garantir a retirada de conteúdo ilícito nas redes.

“A internet deve se manter como um espaço de expressão, mas dentro do respeito às leis”, disse o representante francês, que ressaltou a importância de compartilhar informação entre os países mais afetados por essa ameaça.

O combate contra os terroristas e as filiais constitui uma prioridade “evidente” diante do atual contexto de ameaças, destacou o ministro, que acredita que os pontos levantados hoje se traduzirão em “ações concretas” dentro da UE. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.