Multidão festeja aniversário do Rio com o Cordão da Bola Preta
Rio de Janeiro, 1 mar (EFE).- Mais de 1,5 milhão de pessoas se reuniram neste sábado para participar do desfile do tradicionalíssimo bloco Cordão da Bola Preta, no centro do Rio de Janeiro, que aproveitou a data para interpretar “Cidade Maravilhosa”, pelos 449 anos da cidade, comemorados hoje.
Pouco antes de começar, a multidão se reuniu para receber do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) uma placa comemorativa concedida ao bloco e que o reconhece como “Patrimônio Cultural” da cidade.
Com o reconhecimento, o bloco mais antigo e que mais pessoas atrai todos os anos no Rio fica identificado pela prefeitura como “um espaço importante para a história e a memória do patrimônio cultural carioca”.
Este reconhecimento se soma ao de 2007, quando o bloco recebeu o título de “patrimônio imaterial da cidade”, e ao recorde Guinness que obteve no ano passado como o maior bloco de carnaval do mundo.
No meio da multidão, Pedro, que há 35 anos desfila com o Bola Preta, disse que se trata do melhor bloco do mundo.
“É do povo! É Rio! É carioca! E é o bloco que leva dois milhões de pessoas à rua. É o primeiro e único no mundo”, concluiu. EFE.
gdl/cdr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.