Negociadores iranianos dizem que acordo pode não ser concluído nesta 2ª feira

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2015 10h30

Teerã, 13 jul (EFE).- Os principais negociadores iranianos do acordo nuclear em Viena, o ministro Mohamad Yavaz Zarif e o vice-ministro Abbas Araghchi, afirmaram nesta segunda-feira que é possível que as tratativas não sejam concluídas nesta noite e tenham que continuar, apesar de desejar que “não sejam mais prorrogadas”.

Em declarações à agência iraniana “Fars”, Zarif disse que apesar de “não haver uma extensão” prevista nos prazos para as conversas e de a equipe iraniana acreditar que as negociações “não devem se estender”, o trabalho para chegar a um acordo “pode continuar o tanto que for necessário”.

Araghchi também deu a entender que há a possibilidade de o diálogo continuar e afirmou que ainda não se sabia se “as diferenças restantes” entre Teerã e os países do Grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, o Reino Unido, França e Alemanha, coordenados pela União Europeia) “seriam resolvidas ou não”.

“As negociações chegaram ao último momento e ainda há problemas. Não podemos dizer que temos um acordo enquanto os problemas ainda estiverem ali. Assim, não posso prometer que os problemas serão resolvidos hoje ou amanhã pela noite”, disse o negociador.

De qualquer forma, Araghchi indicou que tem esperanças que as partes chegarão a um acordo nuclear integral.

Enquanto as dúvidas persistem entre os negociadores iranianos, o presidente do país, Hassan Rohani, anunciou para a tarde desta segunda-feira um inusitado discurso que será transmitido pela televisão. Na meia-noite desta segunda-feira vencerá o quarto prazo estipulado como data limite pelas partes negociadoras: Irã e G5+1. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.