Netanyahu diz que Irã continua fazendo esforços para ter arma nuclear
Jerusalém, 20 jan (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira que o Irã continua os esforços para ter o próprio armamento nuclear mesmo depois de a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciar que Teerã cumpriu a primeira fase do acordo fechado com o grupo dos 5+1 em Genebra.
Em discurso no parlamento israelense (Knesset), Netanyahu sustentou que o Irã “representa a maior ameaça à paz, à segurança e ao desenvolvimento e continua seus esforços para ter uma arma nuclear”.
“O acordo de Genebra conseguiu parar 20% do programa, mas o Irã ainda pode desenvolver novas centrífugas”, manifestou Netanyahu em discurso diante do primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.
E reforçou que “em um acordo permanente, a comunidade internacional deve fazer tirar o trem do programa nuclear iraniano dos trilhos”.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou hoje que o Irã cumpriu todos os requisitos exigidos na primeira fase de aplicação do acordo interino assinado com o G5+1 (membros permanentes do Conselho de Segurança mais a Alemanha) em novembro.
Em um breve relatório técnico de apenas uma página e meia, os inspetores da AIEA disseram que a República Islâmica suspendeu e congelou certas atividades nucleares, tal como tinha se comprometido.
Pouco depois da confirmação pela agência nuclear da ONU, a União Europeia (UE) e os EUA anunciaram a suspensão de algumas sanções impostas contra a República Islâmica.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.