No Bahrein, Hamilton tenta voltar a desbancar Vettel e Rosberg

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2015 17h31

Redação Central, 16 abr (EFE).- O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, buscará neste fim de semana, no Bahrein, ampliar a vantagem na liderança do Campeonato Mundial de Fórmula 1, e, de quebra, conquistar a segunda vitória seguida no circuito de Sakhir, mantendo o histórico da prova, que é realizada a noite.

Em 10 edições do Grande Prêmio bahrenita, sete pilotos subiram ao topo do pódio, mas três deles conseguiram o “bi”. O espanhol Fernando Alonso foi o primeiro, em 2005 e 2006, Felipe Massa em seguida venceu em 2007 e 2008, e pois o alemão Sebastian Vettel cruzou a bandeirada em primeiro em 2012 e 2013.

No ano passado, Hamilton conquistou a vitória, sua segunda na temporada, ao levar a melhor em acirrado duelo com o companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg. Curiosamente, no GP da China, disputado no fim de semana passada, o clima esquentou outra vez entre a dupla, com o vice-campeão mundial reclamando muito.

Rosberg garantiu que, depois da realização da primeira troca de pneus, o inglês retardou o ritmo para poupar seus novos compostos, e também para colocá-lo na mira de Sebastian Vettel, que vinha na terceira colocação.

“Já viramos a página e voltamos a nos unir como equipe para fazer um bom trabalho neste fim de semana. Não há nenhum problema entre Nico e eu, nos vimos de manhã e está tudo bem”, disse o bicampeão mundial nesta quinta-feira, colocando panos quentes na polêmica.

Hamilton lidera o Mundial de Pilotos com 68 pontos, tendo 13 de vantagem para Vettel e 17 para Rosberg. O quadro atual, com uma Ferrari entre os dois pilotos da Mercedes é bem diferente do que aconteceu na temporada passada.

Após três GPs – Austrália, Malásia e Bahrein -, o futuro vice-campeão tinha 61, enquanto o inglês tinha 50. Em terceira posição surpreendente, mas com apenas 28 pontos, vinha o alemão Nico Hulkenberg, da Force India.

Logo atrás dessa briga, aparece Felipe Massa, que admitiu no início da semana que o trabalho na Williams é voltado para buscar melhor rendimento. O brasileiro tem 30 pontos, mas ainda não sabe o que é subir no pódio, já que Hamilton, Vettel e Rosberg não deram chance para os rivais de alcançar os três primeiros postos.

“Espero que o nosso carro possa mostrar seu verdadeiro ritmo e usar toda a velocidade que possui nas longas retas do circuito de Sakhir”, explicou o piloto, que, em caso de vitória, se igualaria a Alonso como o maior vencedor do GP do Bahrein.

O espanhol, por sua vez, parece longe de ampliar seu predomínio no circuito, já que ainda luta para se entender com o carro da McLaren. Em três provas, a tradicional escuderia britânica ainda não conseguiu pontuar no Mundial, mas o bicampeão afirmou que já vê evolução.

“O desafio que tenho pela frente é um dos mais estimulantes da minha vida: começar do zero, do mais baixo possível, e dar a volta por cima”, disse o piloto, que admitiu, no entanto, ser pouco provável alcançar a zona de pontos no Bahrein.

A prova deste fim de semana ainda proporcionará a oportunidade de ver o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, na pista. Nesta quarta-feira, o carismático dono do carro número 3, conquistou o Prêmio Laureus de Atleta Revelação de 2014.

Se no ano passado, Ricciardo venceu três provas, na atual temporada, o melhor resultado obtido foi o sexto lugar, em casa, na abertura da temporada. Décimo na Malásia e nono na China, o piloto tem 11 pontos e é oitavo colocado na classificação do Mundial.

Imediatamente a frente do australiano está Felipe Nasr, da Sauber, que depois do quinto lugar na primeira prova de 2015, voltou a pontuar no último fim de semana, ficando com a oitava colocação no Circuito Internacional de Shangai. Com isso, o ex-piloto de testes da Williams tem 14 pontos.

Os primeiros roncos de motores para o GP do Bahrein acontecerão nesta sexta-feira, às 8h (horário de Brasília), para treino livre. A sessão de classificação acontecerá no sábado, às 12h (horário de Brasília).

No domingo, no mesmo horário em que começa a definição do grid, acontecerá a largada para a primeira das 57 voltas que os pilotos darão no circuito de Sakhir. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.