Nova pesquisa eleitoral e instauração da CPI da Petrobras marcam agenda política

  • Por Jovem Pan - Brasília
  • 05/05/2014 11h31

Como é de praxe às segundas-feiras, o comentarista político da Jovem Pan, Fernando Rodrigues, informa o que de mais importante vai acontecer nas esferas do poder em Brasília.

O clima de campanha eleitoral já está a todo vapor. Nesta semana, Dilma inaugura o Itaquerão (Arena Corinthians) em São Paulo. Ainda nesta segunda, a presidente anuncia investimentos do PAC 2 com mais obras de saneamento para municipios pequenos, de até 50 mil habitantes. Na quarta, Rousseff vai ao Rio de Janeiro participar de premiação de estudantes de matemática em escolas públicas. Na sexta-feira, futebol e poder voltam a se encontrar na inauguração da Arena da Baixada, em Curitiba, outro estádio da Copa.

Já Aécio Neves, pré-candidato pelo PSDB, encontra nesta segunda representantes do Sindicato Nacional dos Aposentados e do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI). 

Eduardo Campos (PSB), por sua vez, recebe o título de cidadão de Belo Horizonte e Contagem. Na terça, encontra em São Paulo membros da Associação Paulista de Supermercados. Na quinta, volta a Minas Gerais para participar da importante feira pecurária, a Expozebu, em Uberaba.

Indo ao Legislativo, no Senado Federal, vai ser finalmente instalada a CPI da Petrobras. Já na Câmara dos Deputados, será decidido quem vai ser idicado para a vice-presidência da Casa, vaga aberta por André Vargas.

Mexe com os ânimos em Brasília também a pesquisa que o Datafolha deve realizar na quarta e quinta-feira. Além de pesquisa eleitoral, o levantamento avaliará a popularidade do Governo, bem como a força do movimento “Volta, Lula”.

A questão é importante porque um último levantamento do instituto Sensus, divulgado pela revista Istoé, gerou muita polêmica pela metodologia aplicada, que enumerava em lista alfabética os nomes dos candidatos, o que colocava Aécio sempre no topo. O candidato tucano subiu muito nas intenções. O Datafolha e o Ibope, entretanto, fazem a pergunta com um disco de papel em forma de pizza. 

O PT e Dilma têm uma grande expectativa de parar o declive de intenções de voto para a presidente. Até porque eles fizeram um esforço enorme nas últimas semanas, uma grande escalada de marketing do Partido. Isso incluiu o anúncio de sua pré-candidatura, com a presença de Lula assegurando a vaga a Dilma e os 12 minutos que Rousseff falou em cadeia nacional de Rádio e TV pelo Dia do Trabalhador (o que gerou bastante reclamação da oposição).

Fernando Rodrigues analisa também a instalação da CPI da Petrobras, que finalmente deve ocorrer. Confira o comentário completo no áudio acima.

 

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.