Obama busca apoio republicano para evitar rejeição a pacto nuclear com o Irã
Washington, 9 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou por telefone com um dos principais dirigentes republicanos para tentar garantir apoio ao pacto nuclear firmado com o Irã, evitando assim que o Congresso, de maioria conservadora, rejeite o acordo e ponha em risco as negociações.
O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, revelou que Obama ligou ao presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, Bob Corker, para defender o trabalho realizado na Suíça e impedir um possível bloqueio republicano no Congresso.
Obama disse a Corker que uma aproximação diplomática honesta é a melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de uma arma nuclear pelo Irã. Segundo Earnest, o presidente manteve um tom conciliador para tentar diminuir os atritos sobre o assunto com os republicanos.
As rodadas de negociação em Lausanne, na Suíça, para chegar a um entendimento com Teerã que guie os próximos três meses de discussões técnicas podem ser descartadas caso o Congresso consiga uma maioria parlamentar que rejeite os termos do acordo.
Os republicanos, liderados por Corker, têm se mostrado desde o primeiro momento contra o pacto anunciado na semana passada e querem aprovar uma lei que permita ao Legislativo ter voz sobre as negociações se o histórico acordo nuclear for colocado em prática. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.