ONU diz que reconhecimento de casamento gay nos EUA é grande passo
Nações Unidas, 26 jun (EFE).- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, parabenizou nesta sexta-feira a decisão “histórica” do Tribunal Supremo dos Estados Unidos de reconhecer em todo o país o casamento homossexual e afirmou que representa “um grande passo para os direitos humanos”.
Através de seu porta-voz, Ban disse que a decisão “abre a porta para que gays e lésbicas americanos vejam reconhecidas suas relações, sem importar em que parte do país vivem”. Segundo o diplomata coreano, negar a estes casais o reconhecimento legal consiste em “uma discriminação generalizada” e a decisão de hoje terminará com essa situação.
A decisão do Tribunal Supremo anula o poder dos estados de proibir as uniões entre homossexuais e transforma o casamento ente pessoas do mesmo sexo em um direito constitucional. Ela determina que os 13 estados do país que ainda proibiam as uniões legais passem a permiti-la e foi festejada, entre outros, pelo presidente americano, Barack Obama, como um “grande passo rumo à igualdade”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.