Operação na França prende 5 pessoas por suposto vínculo com rede jihadista

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2015 08h09

Paris, 27 jan (EFE).- A unidade de elite da polícia da França prendeu nesta terça-feira cinco pessoas na cidade de Lunel, no sudeste do país, por suposto envolvimento em uma rede de captação de jihadistas para combater na Síria.

Segundo o jornal regional “Midi Livre” afirmou em seu site, a operação começou às 6h30 locais (3h30 de Brasília) no centro de Lunel, onde vários bairros da cidade foram bloqueados.

A ação foi realizada pelas forças especiais da polícia, Raid e GIPN, explicou o diário, sem acrescentar mais detalhes. Lunel fica a 20 quilômetros de Montpellier

Cerca de 20 jovens desta cidade, que tem 26 mil habitantes, viajaram para a Síria nos últimos meses para lutar com os jihadistas. Seis destes jovens, de entre 18 e 30 anos, morreram no país árabe desde outubro do ano passado.

O último deles foi um homem, na faixa dos 20 anos, que se deslocou em meados do ano passado com sua mulher para a Síria. A família do jovem soube de sua morte pouco antes do Ano Novo.

O prefeito do departamento nomeou um responsável para preparar um plano para conter a captação de possíveis jihadistas na localidade.

A França mantém sob vigilância cerca de 1.300 indivíduos por suposto envolvimento com redes de jihadistas na Síria e Iraque, grupo que aumentou 130% em um ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.