Outro jovem suspeito de colaborar nos atentados de Copenhague é detido
Copenhague, 27 fev (EFE).- A Polícia da Dinamarca deteve nesta sexta-feira um jovem suspeito de colaborar nos recentes atentados em Copenhague, nos quais morreram três pessoas, incluindo o terrorista.
O jovem passará amanhã para a disposição da Justiça em uma audiência que a Promotoria, que solicitará sua prisão de forma preventiva, quer que aconteça a portas fechadas e sob a proibição de divulgar a identidade do detido.
A Polícia rejeitou comentar mais detalhes sobre as circunstâncias da detenção.
A Justiça dinamarquesa tinha prolongado ontem quatro semanas mais a prisão preventiva para dois jovens que estavam detidos dez dias e que foram acusados por colaboração em assassinato, tentativa de assassinato e violência grave e por posse ilegal de armas.
Acredita-se que ajudaram o atirador a se desfazer da arma usada no primeiro atentado e lhe deram cobertura enquanto era procurado por toda a cidade por centenas de agentes.
Os suspeitos foram detidos menos de 24 horas depois que Omar Abdel Hamid El Hussein, um jovem de 22 anos nascido na Dinamarca e de origem palestina, abriu fogo no dia 14 de fevereiro contra um centro cultural no qual acontecia um debate sobre blasfêmia e liberdade de expressão.
Um cineasta dinamarquês de 55 anos morreu com um tiro e três agentes ficaram levemente feridos no tiroteio contra o local, no qual se encontrava o artista sueco Lars Vilks, ameaçado por fundamentalistas islâmicos e suposto alvo.
Após fugir da área, Hussein matou horas depois um judeu dinamarquês que vigiava a principal sinagoga da cidade e feriu mais dois agentes.
De madrugada o jovem foi morto pela Polícia na região norte da capital dinamarquesa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.