Pegida faz manifestações em várias cidades da Dinamarca

  • Por Agencia EFE
  • 19/01/2015 19h32

Copenhague, 19 jan (EFE).- A seção dinamarquesa do movimento Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente (Pegida), que protagonizou manifestações nas últimas semanas na Alemanha, reuniu nesta segunda-feira centenas de pessoas em várias manifestações na Dinamarca.

Cerca de 200 pessoas se reuniram em frente ao Museu Nacional de Arte de Copenhague na principal manifestação, que terminou em frente a Sirenita, o emblemático monumento no porto da capital dinamarquesa.

Durante a passeata foram exibidos cartazes com a última capa da revista francesa “Charlie Hebdo” e críticas contra a versão “totalitária e violenta” do islã.

Uma contramanifestação sob o lema “contra a xenofobia” reuniu 400 pessoas em outra parte da cidade.

Em Aarhus, segunda cidade da Dinamarca, apenas algumas dezenas de pessoas participaram da convocação da Pegida, e em Esbjerg, no oeste do país, uma centena, convocada pelo movimento de extrema-direita “Conter a islamização da Dinamarca”.

A afiliada norueguesa da Pegida reuniu 70 pessoas hoje no centro de Oslo, menos da metade dos que participaram há uma semana da primeira manifestação.

Milhares de pessoas participaram de manifestações da Pegida em várias cidades da Alemanha, principalmente em Dresden, embora a concentração de hoje tenha sido suspensa pelas autoridades do estado alemão da Saxônia por causa de uma “ameaça terrorista concreta”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.