Pelo segundo ano seguido, Coreia do Norte cancela festival de Arirang
Seul, 15 fev (EFE).- O festival de massas norte-coreano Arirang, famoso pelos espetaculares mosaicos humanos e coreografias, não será realizado em 2015, pelo segundo ano consecutivo, segundo informou neste domingo uma agência especializada em viagens ao país.
“Recebemos a confirmação de nossos parceiros em Pyongyang que o Arirang não será comemorado neste ano. O evento, que ocorreu pela última vez em 2013, foi cancelado por Pyongyang sem nenhuma palavra oficial sobre o motivo”, anunciou a China Young Pioneer Tours em seu site.
Em 2015 é lembrado o 70º aniversário tanto do fim da ocupação japonesa na Coreia como a fundação do Partido dos Trabalhadores norte-coreano, por isso era esperada a celebração do evento.
A primeira edição do Arirang, em 2002, foi para comemorar o 90º aniversário do nascimento do fundador norte-coreano, Kim Il-sung, e desde 2007 até 2013 foi celebrado sem interrupções.
Em 2013, o evento foi registrado no “Guinness Book”, o livro dos recordes, como o “maior festival de massas do mundo”.
O Arirang é famoso pelos grandes mosaicos humanos coordenados com perfeição por dezenas de milhares de pessoas em arquibancadas. A celebração conta com acrobacias e danças sincronizadas de milhares de jovens e incríveis efeitos de luz e pirotécnicos.
Esse festival de massas é celebrado no maior estádio de futebol do planeta, o Rungrado May Day, na capital Pyongyang, com capacidade para 150 mil torcedores.
O Arirang é uma das maiores atrações turísticas da Coreia do Norte, que proibiu a entrada de turistas estrangeiros em 25 de outubro como medida contra a propagação do ebola, imposição que pode ser suspensa nas próximas semanas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.