Petrobras contrata empresas para investigar denúncias de corrupção

  • Por Agencia EFE
  • 27/10/2014 18h58
  • BlueSky

Rio de Janeiro, 27 out (EFE).- A Petrobras anunciou nesta segunda-feira que contratou duas empresas privadas independentes para que investiguem as denúncias de corrupção contra a petrolífera e que atingiram vários aliados da presidente Dilma Rousseff, reeleita neste domingo.

“A Petrobras assinou contratos com duas empresas independentes especializadas em investigação, uma brasileira e outra americana, com o objetivo de investigar a natureza, a extensão e o impacto das ações que porventura tenham sido cometidas no contexto das alegações feitas pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa”, informou a empresa em comunicado.

A petrolífera, controlada pelo Estado, mas cujas ações cotam nas bolsas de São Paulo, Nova York, Madri e Buenos Aires, informou que os respectivos contratos foram assinados na sexta-feira e no sábado passados.

A empresa admitiu que as mesmas denúncias motivaram a abertura de investigações contra si por parte dos reguladores das bolsas de valores dos Estados Unidos e do Brasil e que os resultados das investigações contratadas serão remetidas a tais órgãos.

As denúncias, também investigadas pela Polícia Federal e pelo Congresso, indicam que uma rede de corrupção enquistada na companhia petrolífera cobrava comissões extraordinárias sobre cada um dos contratos da estatal para distribuir entre partidos aliados a Dilma.

As acusações foram feitas pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e pelo doleiro Alberto Youssef, que estão presos há várias semanas e aceitaram colaborar com a Justiça em troca de reduções em suas penas.

Os dois delatores, que admitiram ter feito parte da rede de corrupção, supostamente disseram que cerca de 3% de cada contrato da Petrobras era encaminhado a partidos políticos, principalmente ao PT.

Youssef é proprietário de uma casa de câmbio que supostamente administrava os fundos captados irregularmente pela companhia petrolífera para beneficiar partidos políticos.

No comunicado divulgado hoje, a Petrobras indicou que as empresas contratadas verificarão todas as denúncias do ex-diretor da petrolífera, assim como todos “os fatos e circunstâncias correlatos que tenham impacto material sobre os negócios da companhia”.

A empresa anunciou igualmente que solicitou esclarecimentos a todas as empresas mencionadas supostamente pelos delatores como responsáveis pelas irregularidades.

A estatal acrescentou que, paralelamente às investigações, “está preparando medidas jurídicas adequadas para exigir o ressarcimento dos supostos recursos desviados e dos eventuais valores coerentes de sobrepreços derivados das empresas supostamente participantes do cartel”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.