Pior tufão do ano deixa 17 mortos e 671 mil evacuados na China

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2015 12h57
  • BlueSky

Pequim, 10 ago (EFE).- O mais potente tufão de 2015 no planeta, Soudelor, que no final de semana causou a morte de 17 pessoas e a evacuação de mais de 670 mil pessoas no sudeste da China, também deixou sete mortos, 400 feridos e cinco desaparecidos em Taiwan.

Segundo a agência oficial chinesa “Xinhua”, a zona mais afetada pelas fortes chuvas foram os arredores da cidade de Wenzhou, na província litorânea sudeste de Zhejiang, onde um deslizamento de terras deixou 12 mortos e quatro desaparecidos em zonas rurais próximas à cidade.

As outros duas mortes ocorreram na próxima cidade de Lishui, enquanto calcula-se que o tufão afetou mais de dois milhões e meio de pessoas em Zhejiang e nas vizinhas províncias de Fujian e Anhui, as que mais sofreram as consequências deste fenômeno meteorológico.

Por enquanto, não há informações sobre onde faleceram as outras três vítimas.

Mais três milhões de pessoas e 110 mil hectares de cultivos foram afetados, enquanto 1,5 mil casas ficaram destruídas nas três províncias por inundações ou deslizamentos de terra, causando perdas avaliadas em mais de US$ 1,4 bilhão, segundo números provisórios.

Em Fujian, província vizinha à ilha de Taiwan, o Soudelor obrigou o fechamento de três aeroportos provinciais, o que afetou 530 voos e deixou milhares de viajantes na mão, enquanto cerca de três milhões de pessoas ficaram no sábado sem abastecimento elétrico, embora este foi tenha sido restaurado no domingo.

O Soudelor, que segundo as previsões meteorológicas será o tufão mais potente neste ano no mundo todo, chegou ao litoral de Taiwan na sexta-feira e à vizinha China no sábado, levando fortes ventos e intensas chuvas.

Entre os mortos em Taiwan durante o fim de semana está uma menina de 8 anos e sua mãe, que foram arrastadas pela correnteza quando brincavam em uma praia da zona de Yilan, no leste da ilha taiuanesa.

Os fortes ventos e chuvas provocaram na ilha a queda de várias árvores, semáforos e postes elétricos, fato este último que deixou sem luz cerca de 3,27 milhões de famílias, o maior número de afetados por este tipo de desastres meteorológicos na história de Taiwan.

O tufão forçou o fechamento de escolas, escritórios e shoppings, assim como o cancelamento dos serviços ferroviários e de todos os aeroportos, embora na ilha o tufão se degradou em tempestade tropical e as zonas afetadas vão recuperando pouco a pouco a normalidade.

O tufão atravessou as Ilhas Marianas do Norte há uma semana, causando grandes danos materiais, embora não tenham sido reportadas vítimas mortais nessas ilhas do Pacífico. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.