Polícia australiana detém 2 suspeitos de preparar atentado “iminente”
Sydney (Austrália), 11 fev (EFE).- A polícia da Austrália informou nesta quarta-feira que duas pessoas foram detidas acusadas de preparar um atentado “iminente” em Sydney, em nome da milícia jihadista do Estado Islâmico (EI).
Os dois supostos jihadistas, de 24 e 25 anos, foram detidos ontem em Sydney como parte de uma operação antiterrorista denominada “Catrum”, e hoje deverão comparecer diante de um juiz.
Os dois são acusados de preparar e planejar atos terroristas aparentemente como vingança por incidentes não detalhados que ocorreram no exterior, segundo um comunicado da polícia do estado de Nova Gales do Sul.
“Recebemos informação de que o ataque era iminente e agimos”, disse em entrevista coletiva a subcomissária da polícia de Nova Gales do Sul, Catherine Burn.
“Argumentaremos que os dois homens tinham avançado bastante em seus preparativos”, acrescentou Catherine.
Entre as provas que serão apresentadas à Justiça há vários objetos confiscados como gravações de vídeo, uma bandeira, um facão e uma faca de caça, acrescentou o comunicado.
A Austrália elevou em setembro do ano passado o alerta de terrorismo em todo o país e, em janeiro deste ano, fez o mesmo em relação a possíveis ataques contra suas forças policiais.
Em dezembro, Sydney foi palco da tomada de reféns em uma cafeteria, no distrito financeiro da cidade, por um autoproclamado clérigo muçulmano de origem iraniana, Man Haron Monis, que acabou morrendo junto com dois reféns após a intervenção da polícia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.