Polícia britânica prende 6 por crimes de terrorismo ligados à Síria

  • Por Agencia EFE
  • 04/04/2015 07h14
  • BlueSky

Londres, 4 abr (EFE).- Cinco homens e uma mulher britânicos foram detidos no porto de Dover, no sudeste da Inglaterra, por supostos delitos de terrorismo em conexão com o conflito na Síria, informou a polícia neste sábado.

Os suspeitos, de entre 20 e 30 anos, estão sendo interrogados em uma delegacia de West Midlands, o condado do centro inglês onde fica Birmingham, sua cidade de procedência.

A polícia de West Midlands declarou que os seis foram detidos ontem na área de saídas do porto, a 34 quilômetros da França e pelo qual se cruza o canal da Mancha.

“Os suspeitos, que não são parentes e não levavam crianças, não chegaram a representar um risco imediato para a segurança pública”, garantiram as autoridades.

A polícia realiza operações de busca e apreensão neste momento em vários domicílios em Birmingham, onde nos últimos meses ocorreram vários casos de muçulmanos britânicos que viajaram à Síria para combater junto ao Estado Islâmico (EI).

Em outra operação, a polícia de Manchester, no norte do país, faz buscas na casa do vereador trabalhista Shakil Ahmed, cujo filho foi detido na quarta-feira na fronteira turco-síria com outros oito britânicos, entre eles quatro crianças, membros de uma mesma família.

O grupo, que supostamente se dispunha a atravessar a fronteira e que vai ser repatriado ao Reino Unido, procede da cidade de Rochdale, nos arredores de Manchester.

Os adultos são duas mulheres de 47 e 22 anos, e três homens de 24, 22 e 21, entre eles o filho do vereador, enquanto os menores têm um, três, oito e 11 anos.

No Reino Unido ainda continua a polêmica pelo caso de três adolescentes de Londres, de entre 15 e 16 anos, que fugiram de casa em fevereiro para supostamente unir-se a grupos jihadistas na Síria, sem que a polícia informasse previamente de suas suspeitas aos pais. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.