Polícia de Nova York realiza treinamento para potencial ataque do EI
Nova York, 4 mar (EFE).- A polícia de Nova York está há seis meses realizando treinamentos especiais para se preparar para um possível atentado do Estado Islâmico (EI) em Manhattan, segundo publicou nesta quarta-feira o jornal “New York Post”.
As autoridades temem que possa ser cometido na cidade um ataque parecido ao dos atentados terroristas de 2008 em Mumbai (Índia), que deixaram 166 mortos e mais de 300 feridos, segundo fontes policiais citadas pelo jornal.
Por isso, a polícia está treinando para lidar com potenciais bombardeios e tiroteios coordenados, como aconteceu em Mumbai, onde terroristas dispararam, lançaram granadas e explodiram bombas em pontos estratégicos da cidade.
Durante as sessões de treinamento, o mapa de Mumbai foi comparado com o de Manhattan para se buscar as semelhanças geográficas entre as localidades, segundo o diário.
Além disso, centenas de policiais foram realocados para trabalhos antiterroristas, enquanto alguns receberam treinamento para disparar com rifles de longo alcance para anular potenciais franco-atiradores.
A preocupação com um possível atentado do EI em Manhattan aumentou após os últimos ataques aéreos contra posições do grupo jihadista em território iraquiano, segundo as fontes consultadas pelo jornal.
Na semana passada as autoridades detiveram no condado de Brooklyn três pessoas, duas delas do Uzbequistão e outra do Cazaquistão, que serão julgados por conspirar para se unir ao EI ou por apoiar as ações dos extremistas.
A cidade de Nova York foi alvo no passado de vários atentados terroristas, entre eles os ataques de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas, que deixaram quase três mil mortos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.